terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Projecto Antes Que Te Queimes aposta nas raparigas porque elas bebem mais

A iniciativa "Antes que te Queimes", que visa reduzir o consumo de álcool durante as festas académicas de Coimbra, vai apostar este ano no aconselhamento das raparigas, por se ter constatado que bebem "quase tanto" como os rapazes.

"Vamos apostar este ano nas mulheres, porque detectámos que as raparigas em Coimbra bebem quase tanto como os rapazes", revelou hoje à agência Lusa a coordenadora da iniciativa, Irma Brito, acrescentando que um estudo comparativo permitiu concluir que, em Coimbra, as raparigas beberam mais do que as estudantes de Aveiro e Leiria.

As razões pelas quais as mulheres são menos tolerantes às bebidas alcoólicas - entre outros fatores a menor quantidade de água no organismo, o peso corporal e uma menor capacidade do fígado de degradar o álcool - vão ser os motes da intervenção.

"O enfoque vai ser no alcoolismo no feminino. Vamos tentar uma maior consciencialização das raparigas", adiantou a professora, doutorada em ciências de enfermagem, no ramo de saúde comunitária.

No âmbito do projeto, desenvolvido pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), decorrem até 24 de Fevereiro ações de informação dirigidos aos estudantes da cidade, uma das quais acontece já na quarta-feira. O trabalho assenta na metodologia de educação pelos pares, em que jovens sensibilizam outros jovens.

Em cada edição da Queima das Fitas de Coimbra são feitos cerca de mil aconselhamentos e, de acordo com Irma Brito, uma das leituras que se pode tirar do trabalho desenvolvido desde 2006 é que "há uma correlação positiva entre o consumo e a autoestima nos rapazes e uma correlação negativa nas raparigas".

"Raparigas com baixa autoestima bebem mais, tornam-se mais vulneráveis e disponíveis para sexo desprotegido, rapazes com elevada autoestima bebem mais", adiantou.

Segundo Irma Brito, "o principal ganho destas estratégias é que os jovens que aconselham são os que mais lucram: todos os anos, cem novos alunos, voluntários, deixam de beber e passam a ser consumidores responsáveis". "Este ano, temos 195 inscritos", referiu.

Por outro lado, cerca de 23 por cento dos jovens que responderam a questionários disseram que após o aconselhamento deixaram de conduzir sob o efeito do álcool.

Reduzir o consumo abusivo de bebidas alcoólicas durante as festas académicas, minimizando os danos associados, é o principal objetivo do projeto "Antes que te Queimes", que compreende ainda ações sobre sexualidade responsável, primeiros socorros e substâncias psicoativas.

Após a formação específica, os educadores de pares fazem aconselhamento personalizado a partir da avaliação da alcoolemia e do risco de danos associados (sexo desprotegido e sinistralidade rodoviária), distribuem preservativos femininos e masculinos e prestam primeiros socorros aos jovens que se encontrem embriagados.

Além da ESEnfC e da respetiva Associação de Estudantes, são parceiros do projeto o Governo Civil, Administração Regional de Saúde do Centro, Institutos da Droga e da Toxicodependência e da Juventude, Associação Existências, Associação Académica de Coimbra e Núcleo de Pereira da Cruz Vermelha Portuguesa.

http://www.destak.pt/artigo/52679

Sem comentários: