Na semana passada, um aluno do 8.o ano da Escola Secundária Infanta D. Maria foi surpreendido na posse de quatro gramas de haxixe, enquanto outro, do 10.o ano, deixou cair, em plena sala de aula, um saco com produto estupefaciente
A comunidade educativa da Escola Secundária Infanta D. Maria anda alarmada com o possível tráfico de droga nas imediações do estabelecimento de ensino, concretamente no espaço da Praça Heróis do Ultramar, em frente ao Complexo Olímpico de Piscinas de Coimbra e ao Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia. Na semana passada, dois alunos, do sexo masculino, foram detectados na posse de produto estupefaciente. Numa das situações, um jovem de 13 anos, aluno do 8.o ano, foi apanhado com quatro gramas de haxixe (equivalente a uma pequena barra). Noutro caso, um aluno do 10.o ano, com 15 anos, deixou cair, em plena sala de aula, um saco com droga.
Ontem, confrontada com estas duas situações, Maria do Rosário Gama não tentou esconder o que quer que fosse. «É verdade. Detectámos situações de consumo e dois jovens na posse de droga», lamentou a directora da escola, antes de revelar que «já foram accionados todos os meios», explicando que as situações «já foram comunicadas aos serviços de segurança da Direcção Regional de Educação do Centro, à Escola Segura da PSP, ao Instituto de Droga e da Toxicodependência e ao Governo Civil de Coimbra».
Segundo Maria do Rosário Gama, também já foi «pedida ajuda ao comandante da PSP», assim como foi «realizada uma reunião com a Associação de Pais e dois juízes, que são pais, deram uma ajuda». A preocupação da escola é ainda maior, dado o conhecimento da existência de «meninas envolvidas no consumo» de droga. «Não sei a extensão do consumo», assumiu a directora da Escola Secundária Infanta D. Maria, mais habituada a ver a sua escola ser falada pelos melhores motivos entre os quais a liderança do ranking das melhores escolas públicas nacionais.
«Já tinha avisado, há muito tempo, para o que se passava aqui à frente da escola, alertando para a possibilidade de ser traficada aqui droga», realçou Maria do Rosário Gama, que, no entanto, reconheceu «a falta de meios da Escola Segura», antes de destacar que «polícias à paisana era a maneira mais fácil de apanhar quem aqui anda nessas práticas». «O segurança que aqui está vê os garotos a traficar fora da escola. Muitos não são daqui, mas vêm aqui ter e passam de carro», assegurou, antes de anunciar que, «antes das 8h00 e depois das 18h30, é muito fácil traficar».
Situações envolvem alunos novos na escola
Ainda segundo a directora, os alunos envolvidos nestas práticas «vieram todos este ano para a escola», integrando uma turma do 8.o ano e outra do 10.o ano. «Estamos a fazer o que podemos e a Associação de Pais também. Está toda a gente avisada», reconheceu Maria do Rosário Gama, reforçando o apelo às autoridades: «Têm de ir mais além e exercer maior vigilância em frente à escola, mas disfarçada». Após revelar que «os pais envolvidos já foram avisados das suspeitas», a directora apelou a «uma atitude concertada para, com segurança, identificar todos os casos».
Maria do Rosário Gama assumiu que «o problema tem de ser atacado com força», de modo «a não perder o controlo da situação». «A vontade que me dá, é revistar toda a gente, todos os dias», continuou, assegurando que «todos sabem que há consumo» e afligindo-se com «o grande número de miúdos em risco». «Há pais muito atentos, mas outros não. Os pais têm de perceber que os filhos não precisam de dinheiro dentro da escola, pois têm um cartão electrónico com que podem comprar tudo», prosseguiu.
Antes de concluir, a directora da Escola Secundária Infanta
D. Maria garantiu que «a escola está atenta», apelando à «colaboração» de todos os pais e destacando o trabalho «impecável» da associação de pais. «Somos uma escola de reconhecida qualidade e a grande qualidade da maior parte dos alunos é conhecida. Não queremos que meia-dúzia de alunos estrague o que de bom aqui temos», encerrou Maria do Rosário Gama.
Escrito por João Henriques
Jornal Diário de Coimbra
http://www.diariocoimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=12019&Itemid=135
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário