De acordo com os dados do balanço final da Operação “Viagem Segura” da GNR, dos 22.578 condutores fiscalizados, 2.568 foram autuados por excesso de velocidade e 515 tinham excesso de álcool no sangue. Destes números resultaram 326 detenções, condutores, 213 delas de condutores com uma taxa superior a 1,2 gr/l de álcool no sangue.
O excesso de velocidade e o excesso de álcool são aliás as duas causas mais frequentes de sinistralidade. Em Fevereiro deste ano a GNR efectuou uma operação alargada, durante um fim-de-semana, de controlo da velocidade e álcool, que levou à detenção de 229 condutores com excesso de álcool no sangue e detectou 343 casos de excesso de velocidade.
Num comunicado feito então, a GNR afirmava que, apesar da sinistralidade estar a diminuir, ela ainda atinge níveis preocupantes.
A brigada de trânsito autuou ainda este fim-de-semana 2.165 condutores por outros motivos, como uso de telemóvel durante a condução, falta de utilização de cintos de segurança e sistemas de retenção e falta de inspecção periódica obrigatória.
Neste mesmo período, das 00h00 de quinta-feira até às 24h00 de domingo, os dados da GNR relativamente à sinistralidade rodoviária dão conta de um total de 750 acidentes, dos quais resultaram quatro mortos, 20 feridos graves e 267 feridos ligeiros, disse à Lusa fonte da GNR.
Comparativamente ao mesmo período do ano passado, houve menos 263 acidentes, menos seis mortos, menos quatro feridos graves e menos 59 feridos ligeiros, adiantou a mesma fonte.
Por Lusa, PÚBLICO
http://www.publico.pt/Sociedade/fim-de-semana-alargado-com-quatro-mortos-nas-estradas-e-213-detidos-por-excesso-de-alcool_1498514
Sem comentários:
Enviar um comentário