segunda-feira, 17 de maio de 2010

Mais de dois milhões de portugueses bebem álcool em excesso

Cerca de 2,3 milhões de portugueses são considerados bebedores excessivos numa altura em que dois terços das doenças hepáticas são causados pelo consumo excessivo de álcool, de acordo com dados divulgados pela Sociedade Portuguesa de Hepatologia.

“O consumo em excesso de álcool apresenta-se como uma das causas principais para o desenvolvimento de doenças do foro hepático, sendo a cirrose hepática a mais vulgar e a décima causa de morte em Portugal. Dados preocupantes, sobretudo se considerarmos a taxa de adolescentes portugueses que consomem álcool em excesso”, escreve a Sociedade Portuguesa de Hepatologia, em comunicado.

Segundo a mesma fonte, há também perto de dois milhões de adolescentes que consomem álcool em excesso e um terço dos jovens com 13 anos já é consumidor deste tipo de bebidas. “Metade dos jovens com 15 anos já se embebedaram”, estima a sociedade.

Desta forma, o tema do consumo de álcool em excesso será transversal ao programa do 3º Congresso Português de Hepatologia que irá também abordar outras patologias do foro hepático, nomeadamente as hepatites B e C. Em Portugal, estão diagnosticados cerca de 150.000 a 200.000 casos desta doença crónica que muitas vezes degenera em cirrose. No caso da hepatite C, a chamada hepatite silenciosa porque se pode manter assintomática durante 40 anos, estima-se que o número de incidências possa variar entre as 170.000 e as 200.000 pessoas infectadas. Contudo, os números podem ser bem mais elevados.

“Estes números são relevantes e preocupantes já que quando existe uma manutenção da doença sem os devidos cuidados terapêuticos, o fígado pode evoluir para cirrose, que mais tarde pode vir a descompensar sendo necessário um transplante. Prevê-se que até ao final de 2015 haja um aumento de 70 por cento nos casos de cancro do fígado e as necessidades de transplante hepático em Portugal estão 400 por cento acima da média. É importante referir que geralmente o cancro do fígado se desenvolve num fígado cirrótico e raramente num fígado são”, lê-se no mesmo comunicado.

Romana Borja-Santos

http://www.publico.pt/Sociedade/mais-de-dois-milhoes-de-portugueses-bebem-alcool-em-excesso_1437224

Sem comentários: