quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Estranónio

Datura stramoniun (estramónio, figueira-do-inferno, erva-do-demónio, erva-das-bruxas, erva-dos-mágicos, figueira-brava, castanheiro-do-diabo, pomo-espinhoso)

É uma planta nativa da América do Norte, utilizada, assim como outras variedades de plantas do género das Daturas, dos povos euro-asiáticos e ameríndios.

É uma erva que pode atingir 30 e 150 cm de altura. As folhas são grandes, 7 a 20 cm, com dentes irregulares semelhante às folhas de carvalho. As flores apresentam uma das características mais distintivas da Datura stramonium, possuindo forma de trombeta, com 5 a 17,5 cm. Podem apresentar cores diversas, que vão do branco ao púrpura. A fruta tem forma oval, coberta de espinhos, é dividida em quatro câmaras, cada uma delas com dúzias de sementes de cor negra e pequenas. Todas as zonas da planta emitem um odor fétido, quando esmagadas ou apertadas.

Esta planta possui, em todas as zonas que a compõe, diversas substâncias psicoactivas, nomeadamente alcalóides tropânicos, nomeadamente a atropina, hiosciamina, escopolamina e compostos relacionados, que, quando consumidos em doses elevadas podem, por acção no sistema nervoso central, causar delírios, perda da consciência e amnésia.

O consumo recreativo desta planta apresenta um elevado risco de overdose, com risco de morte.

Sem comentários: