terça-feira, 15 de setembro de 2009

Canabinóide é a substância com mais casos positivos de dopping

O uso de canabinóides é a prática de doping com mais casos positivos verificados em Portugal em 2007 e em 2008, segundo dados estatísticos do CNAD.

Estamos a falar da marijuana e do haxixe, substâncias que podem alterar o rendimento dos atletas em determinadas modalidades em que o relaxamento é fundamental para um bom desempenho. Porém, nas práticas desportivas mais activas, o uso de canabinóides também é considerado doping, porque preenche dois requisitos inaceitáveis: lesa a saúde do atleta e belisca aquilo que se entende pelo espírito do desporto.

Os casos sucedem-se em várias modalidades e reportam-se a atletas juniores e seniores, levantando-se a dúvida de que o desporto, afinal, pode não tirar os mais jovens dos caminhos considerados desviantes. "Não se pode esperar que o contexto desportivo seja a panaceia para todos os males. O desporto, efectivamente, ajuda, mas não é remédio. Se calhar, não fosse a prática desportiva, havia mais jovens a fumar substâncias proibidas", explicou Ana Luísa Pereira, socióloga do desporto no FCDEF (Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física). "Provavelmente, muitos deles têm esse tipo de comportamento para mostrarem que já são adultos", completou a docente.

Quando um atleta utiliza canabinóides, e é apanhado num controlo antidoping, poderá ser punido com uma advertência ou uma pena de suspensão de um ano, de acordo com a nova legislação em vigor. "A advertência leva a que o atleta seja controlado durante seis meses e, se se verificar a presença da mesma substância, a pena é agravada", complementou Luís Horta, do CNAD. Tratando-se de uma segunda infracção, o praticante fica sujeito a uma pena de dois a quatro anos, como se pode ler no artigo 59 da Lei n.º 27/2009.

"Estamos muito preocupados com este caso, porque é um problema que tem aumentado nas nossas sociedades actuais e isso reflecte-se no desporto", confirmou.

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1361115

Sem comentários: